segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Lavar uma mídia com água danifica os dados?

Será que realmente corremos risco?

Um das grandes dúvidas que envolvem as mídias digitais (CDs e DVDs) desde o seu surgimento é como se deve fazer sua limpeza. Muito já se falou sobre isso, recomendando o uso e o não uso de produtos, métodos e tudo o mais. Estas mídias realmente são frágeis e muitas vezes algum risco, por mais que seja pequeno e pareça completamente inofensivo, pode inutilizar um disco e fazer você perder simplesmente todo o seu conteúdo.

Você mesmo deve ser um dos milhares, dos milhões de usuários de CDs/DVDs de músicas, filmes, jogos e softwares que se faz esta pergunta diariamente quando algo parece estar sujo e/ou não funciona direito. Então colocamos um ponto final nesta dúvida cruel, vamos à resposta.

Sem muita enrolação, a resposta à questão levantada no título deste artigo é não. Isso mesmo, lavar com água não irá danificar uma mídia. Contudo, alguns cuidados precisam ser tomados como o uso de apenas água ou, no máximo, sabão neutro. Além disso, somente a face macia de uma esponja umedecida.

Ao utilizar uma esponja, realize movimentos do centro para as bordas da mídia, pois como CDs e DVDs são gravados em faixas, movimentos circulares em torno do centro do disco podem danificá-lo, prejudicar grandemente a sua leitura e ainda torná-lo inutilizável. Deixe escorrer um pouco e use um pano macio para secar, movimentando-o sempre da do centro para a borda.

O que não se deve fazer?

Se alguma mídia sua não está funcionando, há uma coisa que você jamais deve fazer: utilizar álcool comum (etílico) para limpá-la. O álcool ao invés de limpar, poderá danificar por completo seu disco, transformando algo possível de ser consertado em algo irrecuperável. Portanto, substâncias derivadas de álcool também não devem ser usadas, como éter, por exemplo.

No geral, evite qualquer produto químico neste processo, salvo aqueles recomendados para este fim, pois seus componentes possuem grandes chances de inutilizar por completo sua mídia suja. Além disso, procure não usar flanelas e quaisquer outras coisas ásperas, capazes de riscar seus discos.

Outros métodos

Com o passar do tempo, é completamente comum que CDs e DVDs apareçam riscados e danificados. Muito se fala também sobre este aspecto e há sim algo que pode ser feito. Claro que isto deve ser utilizado como último recurso, caso a tentativa de uma simples limpeza não resolva o seu problema. Um método indicado em diversos fóruns pela internet afora e apontado como eficaz é o de passar pasta de dente na mídia. Isto pode parece estranho, mas utilizando o tipo de pasta correta e de um modo correto, você pode recuperar o conteúdo do disco que já estava praticamente perdido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário