domingo, 19 de julho de 2009

Overcloking

O overcloking é um recurso técnico que visa aumentar a velocidade do processador, obrigando-o a operar com um clock acima do seu nominal, assim, um processador, com um clock nominal de 200 MHz é levado a operar em 233 MHz.
Essa técnica deve ser tratada como um experimento arriscado, cujo resultado é imprevisível, pode tanto dar certo e aumentar a performance do processador,como pode também dar errado, causando sua total inutilização.
Quando feita a configuração do overcloking, deve-se levar em consideração os recursos da placa-mãe,do processador, e da memória.
A placa-mãe deve estar acompanhada do seu manual,que possui as especificações técnicas como a velocidade do barramento, fator multiplicador etc.
Um computador com uma placa TXPro II e processador AMD K6 de 200 MHz possui os seguintes recursos:
- Clock externo:50,55,60,66,75 MHz, cuja seleção do fator multiplicador é feita através de JP5 (A,B,C)
-Fator multiplicador: 1,5; 2; 2,5; 3; 3,5; cuja seleção do fator multiplicador é efetuada através do JP7 (A,B)

A configuração normal desta placa para operar tal processador seria: clock externo = 66,6 MHz e fator multiplicador = 3.
Porém,vamos utilizar o clock externo = 66 MHz e fator multiplicador = 3,5.Assim, como o clock final é o produto do clock externo vezes o fator multiplicador , o processador, vai operar em 233 MHz, que representa mais de 10% acima de sua velocidade normal de trabalho.
O problema está no fato de que, aumentando a frequência, ocorre elevação de temperatura, já que quanto maior a frequência de operação,mais calor o processador dissipa. Como a frequência do barramento não foi alterada, não há necessidade de substituir a memória por outra mais veloz.

saco? #D

Nenhum comentário:

Postar um comentário