sexta-feira, 17 de julho de 2009

Monitor LCD


LCD (Liquid Crystal Display - Monitores de Cristal Líquido) são formados por um material denominado cristal líquido. Esse material possui moléculas que são distribuídas entre duas lâminas transparentes polarizadas. Tal polarização é orientada de maneira diferente nas duas lâminas, para que essas formem eixos perpendiculares, como um ângulo de 90º, resumindo é como se uma lâmina recebe polarização na horizontal e outra na vertical.
As moléculas de cristal líquido têm a propriedade de orientar a luz, assim elementos elétricos existentes nas lâminas geram campos magnéticos que induzem o cristal a guiar a luz que entra de uma fonte luminosa para formar a imagem. Quando uma tensão diferente é aplicada essas moléculas se alteram de maneira a impedir a passagem da luz.
Nas telas de LCD monocromáticas encontradas em relógios, calculadoras, etc. Essas moléculas se encontram em dois estados: transparente ( a luz passa), opaco (a luz não passa). Para telas coloridas, diferentes tensões e filtros que se empregam sobre a luz são aplicados às moléculas.
Com a popularização das telas LCD é comum encontrarmos esses monitores em tamanhos não muito convencionais como de 17 e 19 polegadas e com resoluções satisfatórias, mas é importante que se trabalhe com a resolução que ele recebe de fábrica, pois fora desta a exibição da imagem é prejudicada e trabalhar com resoluções acima da original de fábrica é praticamente impossível.
Ao comprar um LCD é preciso verificar duas características, o tempo de resposta e o contraste e brilho. O tempo de resposta, ou seja a atualização de imagem tem que ser inferior a 15 ms senão as imagens apresentarão 'objetos fantasmas' ou sombra em movimentos.
No contraste para o mínimo de fidelidade é recomendável uma taxa de 450:1, que é a diferença de luminosidade entre o branco mais forte e o preto mais escuro, quanto maior esse valor mais fiel será a exibição de cores da imagem. Com relação ao brilho é recomendável que se tenha essa taxa em pelo menos 250 cd/m² (candela por metro quadrado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário