quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O lag em um jogo pode ser causado pelo simples fato de o MSN estar aberto?

Certamente você já sentiu na pele o que é morrer durante uma partida eletrizante por causa do famigerado lag. As razões para o dito cujo acontecer podem ser várias: seu computador não roda o jogo adequadamente, o serviço de internet contratado por você não atinge o nível de velocidade necessário, ou mesmo, você está com muitos programas abertos, além do jogo. A última razão é a mais próxima daquela que faz o MSN atrapalhar a jogabilidade de determinados jogos.

Por que isso acontece?


É simples. O Windows Live Messenger assim como qualquer outro programa ou mensageiro instantâneo, consome memória e recursos do seu processador, competindo assim com a execução do jogo. Ou seja, quanto mais coisas estiverem abertas junto com o seu jogo, maior a probabilidade de você sofrer com o lag.

Além disso, mensageiros instantâneos atrapalham de uma maneira toda especial. Por exemplo: sons especiais, janelas de notificação, ou qualquer outro tipo de “penduricalho” do mensageiro podem afetar o jogo. Sons podem vir a “entrar em conflito” com aqueles emitidos pelo jogo, fazendo-o travar. Por sua vez, quando a janela de uma nova conversa é aberta, ela pode fazer o seu jogo ser minimizado, ou então começar a piscar dentro da outra janela. Mas, claro, tudo isso também depende do jogo.

Caso o seu computador seja de última geração, ele dificilmente será afetado pelo fato de o mensageiro consumir recursos do processador, porém as ações realizadas por esse tipo de programa também podem causar lag nesses computadores.

Como evitar?

Para evitar as causas acima, você poderá proceder de várias maneiras:

1) Mude seu status para “Ocupado”. Pode parecer bobagem, mas ao entrar nesse estado os sons do mensageiro não serão mais emitidos e as janelas de notificação de contatos online não mais atrapalharão;

2) Alterar as configurações do seu MSN. Talvez poucos saibam disso, mas ao acessar as “Opções” do programa é possível definir quais sons serão emitidos, assim como os tipos de notificações exibidas;

3) Acessar sua conta através de métodos alternativos. Por exemplo: você pode usar o Meebo para conectar-se aos seus amigos. Tal serviço, além de ser mais discreto, consome menos recursos do seu computador (pois é acessado pelo navegador) e possibilita o acesso simultâneo em mensageiros distintos;

4) Deixe somente o jogo aberto. Você realmente necessita que outras coisas fiquem abertas? Existe a possibilidade de simplesmente jogar suas partidas e não se preocupar com mais nada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário